Você ronca? Sabia que dormir bem é possível?

Você ronca?
Dorme ao lado de alguém que ronca?
O ronco pode ser um dos primeiros sintomas da Síndrome da Apneia do Sono, que se caracteriza pela interrupção parcial ou total da respiração durante o sono, por 10 ou mais segundos. O sono não reparador, sonolência diurna, dificuldade em perder peso, problemas na concentração e memória, entre outros, também podem estar relacionados a Apneia do Sono.

Existe diagnóstico simples através de exame clínico e polissonografia que pode ser feita no laboratório do sono ou a nível domiciliar.

O tratamento deve ser individualizado para cada paciente e pode ser feito através de cirurgia, aparelhos de pressão positiva, placas intra-orais  e outros, sempre incluindo bons hábitos de sono!

Marque uma avaliação! Dormir bem é possível!

Hoje foi dia de Homenagem!


O centro cirúrgico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Federal de Bonsucesso passa a ser chamado de Dr. Luiz Fernando Pires de Mello.
Merecida Homenagem !!!!

O Dia Mundial do Rim é comemorado anualmente na segunda quinta feira de março.


É uma Campanha Global focada na conscientização sobre a importância das doenças renais e seu impacto sobre a saúde em curto e longo prazo.
Este ano a Campanha de Prevenção da Doença Renal visa promover Saúde dos Rins para Todos em Todos os Lugares.


A maioria das pessoas com Doença Renal Crônica ( DRC) perda a função renal de forma lenta e silenciosa , especialmente pacientes diabéticos e hipertensos com controle insatisfatório de suas doenças de base.


A Hipertensão Arterial que atinge 30 por cento da população é a principal causa de DRC, principalmente pelo não controle rigoroso dos níveis tensionais associados ao sedentarismo, tabagismo, obesidade e maus hábitos alimentares especialmente grande ingesta de sal na dieta.


A Diabetes Mellitus é a segunda causa , afetando 50 por cento dos pacientes que entram em Dialise. Aqui também o controle metabólico ruim da doença com níveis elevados da Hemoglobina glicada é um grande guia da evolução desfavorável do diabetes especialmente quando está associado com sobrepeso, sedentarismo e tabagismo.


Outras causas como Glomerulonefrites, Doenças Renais Policisticas, Abuso de Anti-inflamatórios determinando Nefrites Tubulointersticiais também podem causar DRC.
Não devemos esquecer do aumento da expectativa de vida da população com seu envelhecimento que contribui para queda da filtração dos rins.


A realização de dois exames simples e baratos podem nos alertar de forma precoce para a existência de DRC. A dosagem sanguínea da creatinina e a realização de um simples exame de urina que chamamos de EAS e identifica sangue, proteína ou infeção na urina nos dá uma forte pista da existência de DRC.


Fique atento na Saúde dos seus Rins, procure um nefrologista.

A Clínica acaba de adquirir dois equipamentos de ponta para a investigação da tonteira:

Videonistagmografia e o vHIT. Este inclusive , é o único em Niterói !!!!!!

vHIT é considerado o melhor teste clínico para avaliar o RVO ( reflexo vestíbulo-oculomotor). Extremamente importante na avaliação do paciente em crise labiríntica. A maior parte das crises de tontura , com náuseas e vômitos, é decorrente de uma lesão vestibular unilateral aguda. Em um serviço de emergência a diferenciação de uma lesão vestibular periférica para uma lesão Central ( comprometimento do Sistema Nervoso Central ) por vezes representa um grande desafio. Associado a observação do Nistagmo Espontâneo e Nistagmos de fixação, torna-se até mais confiável que uma Ressonância Nuclear Magnética nas primeiras 48 horas após um Acidente Vascular Encefálico Agudo. Porém, a avaliação pelo olho sem o equipamento ( desarmado) gera dúvidas.

O vHIT é capaz de identificar com precisão não apenas a orelha comprometida, mas o canal afetado pela vestibulopatia, pois ele testa os 6 canais semicirculares do labirinto humano.

O teste consiste em rotações da cabeça realizadas de maneira passiva e imprevisível pelo examinador, sem causar desconforto.

Videonistagmografia é um método não invasivo, objetivo, rápido e de fácil realização para avaliar pacientes com distúrbios do equilíbrio ( tonteiras, vertigens, instabilidades…). Há o registro e a gravação em vídeo dos movimentos oculares, de forma que podemos salvá-los e posteriormente comparar e analisar a evolução do paciente.

EXAME DE CREATININA


Usado para avaliar a função dos RINS 

 A CREATININA é produzida pelos músculos e eliminada pela urina podendo se acumular no sangue caso os rins não consigam eliminá-la.

Como a produção de CREATININA no organismo se dá de acordo com o índice de mas-sa muscular, os homens tem mais substância no sangue que as mulheres. Da mesma for-ma que atletas e fisiculturistas podem ter a CREATININA alta devido a elevada atividade muscular e não devido a doença renal.

Fazer exame de sangue ou urina para dosar o nível de CREATININA no corpo é a melhor forma para descobrir precocemente se os rins estão funcionando bem. Se os níveis dessa substância estiverem acima do normal pode ser sinal de doença renal.

A CREATININA é utilizada por nefrologistas em todo o mundo como um marcador, não per-feito, de doença renal.O ideal é a consulta de rotina com um nefrologista para avaliar a necessidade e frequênciada dosagem da CREATININA. 

Otite Serosa/Secretora – Carretéis


Define-se otite serosa como a presença de fluido na orelha média na ausência de sinais de infecção aguda no ouvido. Existem vários sinônimos para otite serosa/ secretora: otite média com efusão, otite média catarral, otite média não supurativa, entre outros. Portanto, trata-se de uma patologia silenciosa em que a principal manifestação é a perda auditiva.
Nestes casos é extremamente comum que a professora encaminhe este aluno para avaliação com o otorrino, pois o mesmo encontra-se desatento em sala de aula e com dificuldade de aprendizado.
A tuba auditiva é um canal que liga a orelha média ao rinofarinfe sendo responsável pela ventilação da orelha média.

Nos casos de Otite Serosa/Secretora existe a presença de secreção espessa ( Glue-Ear) no ouvido médio, decorrente da impossibilidade da tuba auditiva funcionar, o que acontece em casos de alergia nasal, hipertrofia das adenoides ( “carne no nariz”), tumores do rinofaringe…
Este diagnóstico é feito pela Otoscopia, audiometria e impedanciometria, mostrando comprometimento de orelha média pela presença de secreção espessa e consequentemente, curva “B” nos ouvidos e perda auditiva condutiva .

Em situações em que não há resposta satisfatória ao tratamento clínico está indicada a incisão timpânica no quadrante póstero-inferior com aspiração do líquido espesso e colocação de um tubo de ventilação ( CARRETEL ). A finalidade da utilização do tubo de ventilação é aerar a caixa timpânica enquanto a tuba auditiva não estiver “funcionando “. A presença do tubo de ventilação pode ser de curta, média ou longa permanência, podendo ser eliminado espontaneamente quando a tuba auditiva voltar a funcionar, o que será comprovado por nova audiometria /imitanciometria.
A cirurgia das Adenóides também pode estar indicada nestes casos.

O paciente deverá ser avaliado pelo otorrino e este irá determinar a necessidade de indicação cirúrgica em cada caso, individualmente.

Desequilíbrio no Idoso

ZUMBIDO