O Dia Mundial do Rim é comemorado anualmente na segunda quinta feira de março.


É uma Campanha Global focada na conscientização sobre a importância das doenças renais e seu impacto sobre a saúde em curto e longo prazo.
Este ano a Campanha de Prevenção da Doença Renal visa promover Saúde dos Rins para Todos em Todos os Lugares.


A maioria das pessoas com Doença Renal Crônica ( DRC) perda a função renal de forma lenta e silenciosa , especialmente pacientes diabéticos e hipertensos com controle insatisfatório de suas doenças de base.


A Hipertensão Arterial que atinge 30 por cento da população é a principal causa de DRC, principalmente pelo não controle rigoroso dos níveis tensionais associados ao sedentarismo, tabagismo, obesidade e maus hábitos alimentares especialmente grande ingesta de sal na dieta.


A Diabetes Mellitus é a segunda causa , afetando 50 por cento dos pacientes que entram em Dialise. Aqui também o controle metabólico ruim da doença com níveis elevados da Hemoglobina glicada é um grande guia da evolução desfavorável do diabetes especialmente quando está associado com sobrepeso, sedentarismo e tabagismo.


Outras causas como Glomerulonefrites, Doenças Renais Policisticas, Abuso de Anti-inflamatórios determinando Nefrites Tubulointersticiais também podem causar DRC.
Não devemos esquecer do aumento da expectativa de vida da população com seu envelhecimento que contribui para queda da filtração dos rins.


A realização de dois exames simples e baratos podem nos alertar de forma precoce para a existência de DRC. A dosagem sanguínea da creatinina e a realização de um simples exame de urina que chamamos de EAS e identifica sangue, proteína ou infeção na urina nos dá uma forte pista da existência de DRC.


Fique atento na Saúde dos seus Rins, procure um nefrologista.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *