Câncer de Laringe


O  câncer de laringe ocorre principalmente em homens com mais de 40 anos, sendo um dos mais comuns da região da cabeça e pescoço. Representa 25% dos tumores desta região.

Pode ocorrer em uma das três áreas da laringe: nas cordas vocais(glote), acima das cordas vocais (supraglote) ou abaixo das cordas vocais(subglote). O fumo e o álcool são os principais fatores de risco no desenvolvimento do câncer de laringe , portanto , para preveni-lo deve-se evitar o consumo de álcool, não fumar e evitar o tabagismo passivo .Parar de fumar é sempre benéfico à saúde.

A dor de garganta que não melhora pode ser um sintoma de tumor supraglótico , assim como a rouquidão pode indicar um tumor nas cordas vocais . A dispnéia(falta de ar) que pode acompanhar a rouquidão nestes casos pode ser um sinal de tumor avançado.

O diagnóstico de câncer de laringe ocorre através da videolaringoscopia, exame de consultório do otorrino ou cirurgião de cabeça e pescoço.Quando existe uma lesão suspeita , é mandatório a realização de uma biópsia antes do tratamento .

De acordo com a localização e extensão do tumor , ele pode ser tratado com cirurgia e/ou radioterapia e com quimioterapia associada à radioterapia. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico , maior a chance de cura e menor a chance de uma cirurgia de grande porte,

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTES PARÁGRAFOS ACIMA NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA MÉDICA!!!! PROCURE SEMPRE SEU MÉDICO DE CONFIANÇA !

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *